“Let the Music Play”, de Shannon, foi considerado o primeiro hit do Freestyle ou Latin Freestyle que é um gênero de música eletrônica que surgiu na Região Metropolitana de Nova York, em 1983. Entretanto, esse estilo teve sua maior popularidade, no final dos anos 80, até o início dos anos 90, inclusive, em algumas capitais do Brasil, como Salvador.
Em um bate-papo no nosso podcast Conexão Dance, DJ Lucio K, fala da origem do gênero musical a partir de jovens com ascendência latina, principalmente, porto-riquenha e cubana. Eles produziam canções com teclados e baterias eletrônicas, que eram mais acessíveis financeiramente, na época (veja vídeo do podcast abaixo).
No podcast, também comento sobre a estética parecida com umas das principais artistas pop stars da época, Madonna, que tinha sucessos da Dance Music, como “Holiday” e “Everybody”.
O sucesso de Shannon “Let the Music Play” tocou bastante em estações de rádio como WKTU e a “pré-hip hop” Hot 97, em Nova York. Na capital baiana, a rádio Manchete FM difundiu o estilo na programação diária, e teve audiência significativa com o seu público.
Ainda nos Estados Unidos, o Freestyle tornou-se popular entre os americanos italianos e americanos porto-riquenhos, na região metropolitana de Nova York e Filadélfia. Além disso, atingiu cubanos-americanos, na região de Miami, e hispânicos e latino-americanos, em Detroit e no condado de Los Angeles.
O público que curtiu o gênero na época pode lembrar de artistas como Lisa Lisa & Cult Jam, Information Society, Pretty Poison, Sa-Fire, Shannon, Coro, Lisette Melendez, Judy Torres, Rockell, Stevie B, Corina, Lil Suzy, Timmy T, George Lamond, TKA, Noel, Company B, Exposé, Debbie Deb, Brenda K. Starr, The Cover Girls, entre outros.
Vídeo do podcast Conexão Dance:
Shannon – Let the Music Play (1983):
Frank de Castro é jornalista, DJ e empresário. Passou por emissoras de TV, rádio e agência de publicidade. Além de Jornalista do Portal Band BA, também é web developer da Yes it Web. Formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estácio. Siga o Instagram: @radioconexaodance / @frankdecastrooficial