Home

Notícias

Conheça um pouco da história de Man Parrish, um dos criadores da Electro no início dos anos 80

Nenhum comentário Notícias

Os anos 80 foi recheado de diversos estilos musicais e hits que são tocados e lembrados até os dias atuais. Por isso, a Rádio Conexão Dance sempre faz publicações desses artistas que marcaram época. Um deles é Manuel “Man” Parrish, compositor, vocalista e produtor americano.

Ele, juntamente com artistas como Yellow Magic Orchestra, Kraftwerk, Art of Noise, Arthur Baker, Afrika Bambaataa, John Robie, Jellybean Benitez, Lotti Golden, Richard Scher e Aldo Marin, ajudou a criar e definir o Electro, no início dos anos 80.

Parrish nasceu e foi criado no Brooklyn, em Nova York. Ele saiu de casa aos 14 anos e tornou-se membro da multidão que saía para as baladas da boate Studio 54, em Manhattan. O apelido de ‘Man’ foi dado a Parrish por Andy Warhol, e apareceu pela primeira vez na revista Interview de Warhol.

Seu primeiro lançamento foi ‘Hip Hop, Be Bop (Don’t Stop)’, lançado em 1982. Na época, Parrish disse que enfrentou uma reação racial da comunidade hip hop afro-americana. “Eu estava fazendo a música que eles tocavam, e então eles descobriram que eu era branco e gay e desistiram. Não prejudicou as vendas, mas foi chocante”.

A música foi apresentada no filme ‘Shaun of the Dead’, e vendeu milhões de cópias. Além disso, foi exibido na música “Follow 4 Now” do Sway & King Tech de 1991, de seu segundo álbum, Concrete Jungle.

Seu maior sucesso nas paradas do Reino Unido foi a gravação de “Male Stripper” com Man 2 Man, que alcançou a posição número 4 no UK Singles Chart.

Discografia

Álbuns:

Man Parrish (Importe / 12 Records, 1982)

Boogie Down (Rams Horn Records, 1985)

The Best of Man Parrish (Rams Horn Records, 1991)

Dreamtime (Hot Records, 1996)

Star (Parrish Digital, 2017)

Electro

Electro (ou electro-funk) é um gênero de música eletrônica e um dos primeiros sucessos do hip hop diretamente influenciado pelo uso das baterias eletrônicas Roland TR-808 e o funk. Os discos do gênero normalmente apresentam sons eletrônicos pesados, geralmente sem vocais.

Embora os vocais estivessem presentes, eles eram entregues de maneira inexpressiva, e muitas vezes por meio de distorção eletrônica, como vocoding e talkboxing.

Man Parrish – Hip Hop, Be Bop (Don’t Stop) 1982:

Entrevista completa da Red Bull com Man Parrish (2015) – ‘Boogie Down Bronx The History of A Hip Hop Classic’ (História do Hip Hop):

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags:, , , , , ,