O disco de vinil, que foi tão utilizado pelos DJs ou discotecários também tem sua data oficial no calendário comemorativo. Em 1978, no Rio de Janeiro, foi instaurada o Dia do Disco, uma homenagem a Ataulfo Alves que morrera no dia 20 de abril de 1969.
O “Dia do Disco” foi criado pelo vereador carioca Edgar de Carvalho a partir da Lei 78 de 23 de dezembro de 1978 e depois revogada para ser incluída na Lei nº 5.146 de 07/01/2010 (que está em vigor) e dispõe sobre a consolidação municipal referente a eventos, datas comemorativas e feriados da Cidade do Rio de Janeiro instituindo o Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas. Contém no § 4º, número VIII – letra A, a seguinte redação:
“O Dia do Disco, quando as sociedades arrecadadoras de direitos autorais, gravadoras e lojas revendedoras poderão participar da organização do evento, promovendo sua divulgação e doando prêmios. As Escolas da Rede Municipal do Rio de Janeiro poderão realizar concursos sobre a história da música popular brasileira e de seus compositores, sem ônus para o Município.”
Frank de Castro é jornalista, DJ e empresário. Passou por emissoras de TV, rádio e agência de publicidade. Além de Jornalista do Portal Band BA, também é web developer da Yes it Web. Formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estácio. Siga o Instagram: @radioconexaodance / @frankdecastrooficial