As Ilhas Baleares são um arquipélago do Mediterrâneo ocidental, no leste da Espanha, formadas por quatro grandes ilhas: Maiorca, Minorca, Formenteira e Ibiza, que também é mundialmente famosa por suas festas, boates, e que atraem muitos turistas pela vida noturna vibrante.
Sabemos que festivais de música eletrônica acontecem no verão europeu, e em Ibiza, não é diferente, principalmente, por ter clubes famosos, como Pacha, Space, Ushuaïa, Amnesia, Privilege Ibiza, DC10, El Divino, Café del Mar e Es Paradis.
Mas vamos a questão. Segundo uma publicação do Dario de Ibiza, da última sexta-feira (24), o grupo Prou Eivissa (Enough Ibiza) organizou uma manifestação com milhares de pessoas, com exigências de uma moratória do turismo.
O objetivo do protesto é proteger os moradores locais, que estão sendo impedidos de viver na ilha, já que aluguéis de curto prazo, AirBnbs (serviço de viagem para aluguel de hospedagem) e hotéis de luxo substituem moradias acessíveis.
Além disso, eles reivindicam que os hotéis da Ilha Branca reduzam a capacidade, redução do já escasso uso de água para encher piscinas residenciais privadas, proibição de usar o dinheiro dos contribuintes para promover Ibiza como destino turístico, e uma lei que limita os veículos de visitantes nas estradas. Um dos cartazes dizia “Não queremos uma ilha de cimento” e “Turismo, sim, mas não assim”.
No anos passado, conforme o Instituto Nacional de Estatística espanhol, depois da Catalunha, as Ilhas Baleares, onde fica a famosa Ibiza, foi a segunda região mais popular da Espanha para turistas, atraindo 14,4 milhões de visitantes.
De acordo com dados da Exceltur, uma organização do setor, o turismo gera 45% do produto interno bruto das Ilhas Baleares.
Pois bem, vamos aguardar e ver o que vai dar. De um lado, os moradores que defendem seus direitos por moradias acessíveis e contra o turismo excessivo. Por outro, a indústria do turismo que tomou conta das ilhas do arquipélago paradisíaco, mas que gera quase metade da receita econômica da região.
Verão Europeu e eventos de Música Eletrônica
O verão europeu começa em 20 de junho e vai até 22 de setembro, mas já tem muitos DJs na programação que antecede a temporada ‘quente’. Neste mês de maio, e início de junho, estão em baladas anunciadas David Guetta, Dimitri Vegas & Like Mike, Roger Sanchez e Black Coffee. Em julho, o brasileiro Vintage Culture estará com Fisher, em uma balada no dia 24, no Hï Ibiza.
Frank de Castro é jornalista, DJ e empresário. Passou por emissoras de TV, rádio e agência de publicidade. Além de Jornalista do Portal Band BA, também é web developer da Yes it Web. Formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estácio. Siga o Instagram: @radioconexaodance / @frankdecastrooficial