Home

Notícias

Rádio Conexão Dance parabeniza os radialistas pela data; confira radiodocumentário sobre o FM em Salvador

Nenhum comentário Notícias

A Rádio Conexão Dance parabeniza todos os radialistas do Brasil e do mundo, que levam diversão, música e informação para os ouvintes. Com isso, a emissora apresenta um radiodocumentário produzido, em 2011, pelo jornalista Frank de Castro.

O dia é comemorado oficialmente no Brasil em 7 de novembro, em homenagem ao compositor, músico e radialista Ary Barroso, que nasceu em 7 de novembro de 1903.

Entretanto, os profissionais de rádio também festejam o 21 de setembro, pois foi nesta data em 1943 que o então presidente Getúlio Vargas assinou a lei que criou um piso salarial para a profissão.

Rádiodocumentário (confira em áudio abaixo):

O rádiodocumentário A História do Rádio FM em Salvador, produzido em 20 de novembro de 2011 (1º edição), tem como proposta mostrar no seu primeiro bloco, o começo do rádio FM, em Salvador-BA.

Este documentário começou a ser desenvolvido a partir de depoimentos de profissionais do rádio, que vivenciaram este momento histórico, como locutores e coordenadores das emissoras.

Em 27 de novembro de 1977, foi inaugurada a primeira rádio FM em Salvador, a 97,5, pertencente aos Diários Associados de Assis Chateaubriand, sendo vendida em 1980 ao Sistema Nordeste de Comunicação de Pedro Irujo, passando a se chamar, Itapoan FM.

Ainda neste ano, surgiu a rádio Jornal do Brasil e, posteriormente, outras emissoras vieram como a Educadora, Bandeirantes, Aratu, Piatã e Transamérica.

Segundo o coordenador da Itapoan FM deste período, Cristovão Rodrigues, o primeiro locutor a entrar no ar na rádio no começo dos anos 80, foi Ricardo Henrique, que hoje é diretor da Rádio Tupi do Rio de Janeiro.

No segundo bloco, a produção mostra a chegada das rádios via satélite a partir dos anos 90, com as emissoras Transamérica FM, Cidade, Jovem Pan e Band FM Sat. Logo em seguida, a tendência do rádio All News e multimidiático, com entrevistas com Jefferson Beltrão, editor chefe da CBN, e Silvana Oliveira, diretora de jornalismo da BandNews FM Salvador.

Equipamento utilizado para a produção:

  • Microfone MXL 992 – microfone raro e que não é mais fabricado pela ‎Marshall Electronics. O mic tem a faixa de frequência 20Hz a 20kHz, e é comparado por especialistas com o Neumann U87 (microfone MXL na foto acima).
  • Placa de áudio – M-Audio Fast Track Pro.
  • Pré Amplificador Presonus Eureka – Solid State Classe A, com compressor e equalizador paramétrico de três bandas.
  • Edição – Sound Forge 8.
  • Gravador Digital Portátil Zoom H2 Handy Recorder – todas as entrevistas foram realizadas com esse gravador digital.
  • Captação de vinhetas e áudios de emissoras – gravado por Frank de Castro, na década de 80, em um aparelho de som 3 em 1, no tape deck do Polyvox 900.
  • Apresentação, edição e entrevistas – Frank de Castro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags:, , , ,